sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Problema com o Google Drive 2021 - Não é possível a indexação de pesquisa do Windows 10


Carlos Eduardo Peruffo <carlosgazeta@gmail.com>

Sua consulta ao Suporte do Google: Número de caso [8-4209000032015]
4 mensagens

googleone-support@google.com <googleone-support@google.com>25 de agosto de 2021 18:19
Para: carlosgazeta@gmail.com

 

Google One

 

Olá, Carlos!


Carlos Eduardo Peruffo <carlosgazeta@gmail.com>25 de agosto de 2021 20:13
Para: googleone-support@google.com
Prezado,

Respondendo às suas perguntas.

Você tem instalado o Google Drive para computador no seu dispositivo Windows 10? 

Sim

Os arquivos ou pastas que você quer indexar estão sincronizados entre o seu Google Drive e o computador?

Sim

Se tiver o Google para computador instalado, as configurações de sincronização de arquivos estão como Streaming ou Espelhamento?

Streaming



O problema é o seguinte,


Anteriormente com o Google Drive and Sync era possível indexar as pastas do Google Drive do computador com sistema Windows 10 no mecanismo de pesquisa do próprio Windows.

Agora, nessa nova versão do Google Drive para computador, isso não é mais possível, pois o sistema de indexação do Windows 10 não encontra os HDs virtuais que são criados pelo Google Drive.


Para ilustrar melhor, esses são os discos virtuais que foram criados pelas contas do Google Drive:


image.png


E esta é a tela do mecanismo de indexação de pesquisa do Windows 10:


image.png

Como é possível observar, os HDs não são encontrados pelo sistema de indexação.

Devo acreditar que isso é um erro.






[Texto das mensagens anteriores oculto]

googleone-support@google.com <googleone-support@google.com>26 de agosto de 2021 15:17
Para: carlosgazeta@gmail.com

 

Google One

 

Olá, Carlos!

Obrigado por retornar o contato. 

A unidade criada dentro do seu dispositivo pelo Google Drive para computador é um drive virtual que armazena algumas informações que são traduzidas como um modo de visualização dos arquivos armazenados na nuvem. 

Por conta disso, diferente das partições do disco rígido que são reconhecidas pelo Windows 10 como unidades de armazenamento físicas, os drives virtuais podem não ser reconhecidos e exibidos pelo sistema de indexação. 

O aplicativo Backup e sincronização realizava a sincronização de arquivos baixando os conteúdos diretamente no seu disco rígido, o que acabava sendo reconhecido pelo sistema como uma partição da unidade física de armazenamento.

Você pode tentar utilizar a opção de sincronização via espelhamento de arquivos. Ao invés de administrar as modificações dos arquivos através de uma sincronização sem baixar os arquivos específicos, o espelhamento faz o download de todo o conteúdo do Google Drive no seu disco rígido, disponibilizando-os para uso off-line e também ocupando espaço de armazenamento interno do seu dispositivo. 

Para isso, siga os passos:

  1. Localize o Google Drive para computador na barra de tarefas do seu computador.
  2. Clique no ícone do app. 
  3. Clique em ConfiguraçõesPreferências.
  4. Na aba Google Drive, selecione Espelhamento de arquivos.

Essa é uma alternativa que você pode tentar pra saber se o sistema da sua máquina reconhecerá e exibirá o drive nas opções de indexação. Como a indexação na pesquisa da barra de tarefas é uma funcionalidade do Windows 10, o suporte da Microsoft pode te ajudar a solucionar dúvidas sobre as configurações com mais precisão. Você pode entrar em contato com eles para saber mais detalhes sobre o sistema de indexação de arquivos e pastas. 

Você pode também enviar um feedback pra equipe de produto do Google Drive para computador detalhando essa questão. A Google valoriza muito os comentários e sugestões que você pode oferecer! Se você tiver um tempinho, sinta-se à vontade para dar suas sugestões de melhorias. Nossas equipes analisam tudo com muito carinho.

Para isso, pode seguir estes passos:


Carlos Eduardo Peruffo <carlosgazeta@gmail.com>27 de agosto de 2021 17:17
Para: googleone-support@google.com
Precisa concertar isso,

Por que no modo espelhamento não tem como escolher quais arquivos quero sincronizar, diante disso, precisaria de um HD de 2TB para sincronizar tudo.

Ademais, a sincronização no modo de espelhamento só funciona na mesma partição do HD que o sistema está instalado, ou seja, geralmente essas partições não passam de 200GB.

O sistema de pesquisa do Windows é muito útil, pois consigo achar qualquer arquivo inclusive a indexação faz uma busca no conteúdo de cada arquivo individualmente.

O modo como o Google Drive está trabalhando agora não leva isso em consideração, ou seja, torna-se dispensável e substituível até por programas duvidosos como o Mega Upload.






[Texto das mensagens anteriores oculto]



Nenhum comentário:

Postar um comentário